Publicado:
Postador Por Rembrandt Carvalho

Detran-PB se prepara para exigir,as conhecidas motos "cinquentinhas"Confira.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) se prepara para exigir, a partir de 1º de novembro, a habilitação para quem queira guiar ciclomotores, as conhecidas motos "cinquentinhas", em atendimento à orientação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Segundo o diretor de operações do órgão, Orlando Soares, o Detran-PB também está pronto para atender às resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e se adequar ao novo sistema de multas de trânsito, que também entra em vigor no dia 1º de novembro.

"Na Paraíba, já conseguimos emplacar pelo menos 25.500 ciclomotores e agora vamos ter que enfrentar uma demanda muito grande para atender à exigência de habilitação legal dos condutores dessas "cinquentinhas". Para habilitar esses condutores, o Denatran, junto com o Contran, procedeu a algumas situações de adequação ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Reduziu carga horária da legislação, da aula prática e também com relação às provas. Mesmo assim, temos um complicador: a grande maioria desse pessoal tem pouca leitura, ou seja, limitações para ler e escrever, mas a gente vai ter que trabalhar em cima do que o código exige", comenta.


Orlando Soares acrescenta que outro complicador está na estrutura dos 64 Centros de Formação de Condutores (CFCs) em atividade na Paraíba, que precisam investir na aquisição de ciclomotores para as aulas práticas de quem se matricular no curso para formação de condutores, a fim de obter a Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC). "As dificuldades estão sendo equacionadas e, a partir de 1º de novembro, vamos ter que cobrar sim, a autorização para conduzir ciclomotores", reitera. 
 
Com Detran -PB

OUÇA A RADIO KEBRAMAR FM