Publicado:
Postador Por Rembrandt Carvalho

DEMUTRAN: Piancó reivindica implantação de sinalização e semáforos na cidade

Resultado de imagem para piancó pb
Piancó reivindica, e não é de agora, que a prefeitura coloque para funcionar o DEMUTRAN (Departamento Municipal de Trânsito) que, segundo a Folha de Pagamento do Município, já existe na cidade. Em gestões anteriores se cogitou a instalação, na prática, do departamento de trânsito e até a Guarda Municipal. Nada foi feito e a cidade cresce em termos de transportes veicular mas não se dão conta da necessidade de uma sinalização horizontal e vertical, para orientar os transeuntes e motoristas. Falam que para ter alguns "sinais", é necessário que as ruas sejam asfaltadas. A questão do asfalto foi prometida pelo prefeito eleito Daniel Galdino (PSD). O que se pretende, neste momento, é que seja colocado Semáforos em algumas ruas da cidade, a fim de evitar engarrafamento e até acidentes.


Ruas engarrafadas, maior quantidade de veículos, sinalização desarticuladas. Quando desenhamos esse cenário fica claro que estamos falando de grandes cidades. Nem sempre. Estudos de engenharia de tráfego urbano estão mostrando que cada vez mais as pequenas cidades, até mesmo aquelas que nem possuem  um semáforo, necessitam de uma análise prévia do trânsito. 

De acordo com o engenheiros de tráfegos, embora as pequenas cidades não possuam grande fluxo de veículos, a desatualização  e a falta do real conhecimento da capacidade de sua malha viária podem ocasionar atrasos elevados em horários de pico. “Dessa forma a malha viária perde eficiência ocasionando desperdício de recursos”.

Os estudos de tráfegos recomendam que cidades que apresentam a característica de movimentos sazonais, ou aquelas em que há concentração de veículos em regiões de comércio ou empresas, necessitam analisar e conhecer seu perfil viário.  A participação da população é fundamental nesse processo, que poderá cobrar dos departamentos de trânsito das suas cidades, mesmo que pequenas, soluções para o crescimento sustentável. 






Blog do RC/O Blog de Piancó

OUÇA A RADIO KEBRAMAR FM