Publicado:
Postador Por Rembrandt Carvalho

Benjamin é o mais faltoso e Luíz Couto o mais assíduo na bancada federal

Com o Congresso Nacional voltando do recesso, o Portal Congresso em Foco aproveitou para realizar levantamento com base em informações oficiais da Câmara dos Deputados sobre a atuação parlamentar da bancada paraibana no ano passado.

O campeão de ausências na bancada paraibana foi Benjamin Maranhão (SDD) que faltou a 16 sessões e comparecendo em 78. Do total de faltas oito foram justificadas , para outras oito ausências, não houve esclarecimento oficial. O segundo campeão de faltas é Veneziano Vital com 15 faltas, o terceiro gazeteiro da bancada federal é Hugo Motta (PMDB) com 14 faltas

Em sentido oposto, quem menos faltou na bancada federal foi Luis Couto (PT) com nenhuma falta, seguido por Marcondes Gadelha com três faltas sendo suplente do titular Pedro Cunha Lima (PSDB) seguido por Damião Feliciano com apenas cinco ausências.

Sabe-se que a atividade parlamentar não se resume à presença em plenário para votação. A assiduidade deve ser vista como um indicador do desempenho do congressista. Ele pode estar trabalhando mesmo quando não registra presença: em audiência, dentro ou fora da Casa, ou envolvido em atividades relacionadas a comissões, por exemplo. O total de faltas injustificadas pode mudar, já que os parlamentares ainda podem apresentar explicações retroativamente e retomar os valores eventualmente descontados de seus salários.

Os dados são de levantamento do Congresso em Foco com base em dados oficiais da Câmara. Os parlamentares das regiões Centro-Oeste e Norte foram os que tiveram maior média de ausências (14,4 e 11 cada, respectivamente). Na sequência, aparecem as bancadas do Nordeste (10) e do Sudeste (9,6%). Os deputados do Sul foram os mais assíduos; cada um teve média de 9,2 faltas ao longo do ano.




 congresso em foco 

OUÇA A RADIO KEBRAMAR FM