Publicado:
Postador Por Rembrandt Carvalho

Piancó terá R$ 480 mil para o programa "Melhor em Casa – Serviço de Atenção Domiciliar" do ministério da Saúde

O Ministro da Saúde assinou Portaria nº. 3438 de 29 de dezembro de 206, que habilita o Serviço de Atenção Domiciliar - Melhor em Casa, para a cidade de Piancó. Ficou estabelecido um teto de R$ 480.000,00 (Quatrocentos e oitenta mil reais) para o funcionamento mensal do programa. A Redação de OBlogdePianco está buscando manter contato com o novo secretário de Saúde do Município, Antonio Leite Neto, para obter maiores informações sobre o assunto.

O que é o Programa Melhor em Casa
O Melhor em Casa é um serviço indicado para pessoas que apresentam dificuldades temporárias ou definitivas de sair do espaço da casa para chegar até uma unidade de saúde, ou ainda para pessoas que estejam em situações nas quais a atenção domiciliar é a mais indicada para o seu tratamento. A atenção domiciliar visa a proporcionar ao paciente um cuidado mais próximo da rotina da família, evitando hospitalizações desnecessárias e diminuindo o risco de infecções, além de estar no aconchego do lar.


Conforme a necessidade do paciente, esse cuidado em casa pode ser realizado por diferentes equipes. Quando o paciente precisa ser visitado de maneira mais espaçada, por exemplo, uma vez por mês, e já está mais estável, este cuidado pode ser realizado pela equipe de Saúde da Família/Atenção Básica de sua referência. Já nos casos em que o paciente precisa ser visitado semanalmente ou mais, ele poderá ser acompanhado por equipes específicas de Atenção Domiciliar, como as que fazem parte do Programa Melhor em Casa.

O atendimento é realizado por equipes multidisciplinares, formadas prioritariamente por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeuta ou assistente social. Outros profissionais (fonoaudiólogo, nutricionista, odontólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional e farmacêutico) poderão compor as equipes de apoio. Cada equipe poderá atender, em média, 60 pacientes, simultaneamente.



MS

OUÇA A RADIO KEBRAMAR FM