Publicado:
Postador Por Rembrandt Carvalho

Secretário de Saúde fala sobre o Concurso dos Agentes (ACS e ACE) e as microareas que estão sem agentes

Os Piancoenses querem saber como fica a situação das microáreas de saúde do município de Piancó que está sem agentes comunitários de saúde, pois os mesmos podem ser prejudicados com isso, principalmente, os beneficiários do Programa Bolsa Família. Mas não são só por isso: os agentes comunitários de saúde são de extrema importância para o bom desempenho da Atenção Básicas do município, porque eles são o elo entre a comunidade e a Equipe de Saúde da Família. Recentemente, o município fez concurso para agentes comunitários de saúde e de endemias cujo mesmo já esta homologado, mas até a presente data não houve nenhuma comunicação oficial por parte da atual Administração sobre a convocação dos aprovados. 

Sabe-se que muitas famílias enfrentam uma grande crise e com isso o desemprego aumenta a cada dia, então, não pode deixar que os benefícios da Bolsa Família em Piancó sejam bloqueados por falta de informações. Algumas dessas informações são obtidas pelos ACS, principalmente, quem tem crianças menores de 7 anos. As famílias e os comérciantes de Piancó serão os mais prejudicados. A Constituição Federal é muito clara quando diz que não se pode contratar pessoal quando tem aprovados em concurso publico. Os piancoenses e os aprovados no concurso estão questionando como município pretende resolver este problema? Áreas descobertas 2, 29, 32, 36, 40, 41, 42, 43,45, 46, 47, 48.

A LEI Nº 11.350, DE 5 DE OUTUBRO DE 2006  esclarece TUDO sobre a importância dos ACS e ACE para qualquer município.

Segundo o novo secretário de saúde de Piancó, Dr. Antonio Leite Neto, "O jurídico está analisando a legitimidade do concurso! Paralelamente estamos estudando a possibilidade de realizar um remapeamento. Em algumas áreas existe uma sobrecarga para alguns agentes, outras estão descobertas. Os agentes são peças importantes nos trabalhos que pretendemos implantar. Temos dois novos programas a serem implantados: Melhor em Casa e um Centro especializado em reabilitação - CER; e os agentes são peças fundamentais para o êxito desses novos serviços", disse o secretário.


oblogdepianco.com.br

OUÇA A RADIO KEBRAMAR FM