Publicado:
Postador Por Rembrandt Carvalho

Encontro de Gestores Municipais de Saúde em João Pessoa

Começou nesta terça-feira (7), no Teatro Paulo Pontes, em João Pessoa, o evento “A Gestão da Saúde nas Cidades – Encontro de Acolhimento aos Gestores Municipais de Saúde da Paraíba”. O encontro é realizado pelo Governo da Paraíba, em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/PB), e tem por objetivo promover a aproximação das esferas da Gestão Estadual e Municipal da Saúde, além de abordar temas que esclareçam dúvidas e que promovam avanços, subsidiando os gestores na condução da saúde. Mais de 180 municípios se inscreveram para o evento até a manhã desta terça-feira. A abertura oficial será às 19h.


Durante o encontro, serão realizadas mesas redondas discutindo e orientando os gestores municipais de saúde sobre temas como Gestão Financeira do Sistema Único de Saúde (SUS), Instrumentos de Planejamento, Governança e Relações Interfederativas. As atividades tiveram início nesta tarde com as mesas temáticas sobre “A Gestão Financeira do SUS e os Órgãos de Controle”, “Instrumentos de Gestão do SUS.  O encontro continua na quarta-feira (8), a partir das 9h, com a 3ª Mesa Temática “O Financiamento do SUS – Perspectivas e Desafios”, seguida da 4ª mesa, “Governança e Relações Interfederativas”, às 13h45.

Segundo Claudia Veras, o encontro representa um momento de grande importância para a Secretaria de Estado da Saúde (SES). “Nós, como Governo do Estado, estamos na continuidade da gestão, mas para os municípios esse é o início de um período de quatro anos, e nossa responsabilidade enquanto gestão estadual é coordenar além da coordenação do sistema estadual de saúde, é fazer isso juntamente com os municípios. Esse encontro reafirma o fato que estamos buscando fortalecer a relação estado-município. A execução da política de saúde jamais será uma responsabilidade apenas do estado, ela é uma responsabilidade que deve ser articulada e compartilhada com os gestores municipais de saúde. Estaremos alinhando as principais diretrizes das políticas nacionais e da política estadual de saúde com aquilo que achamos mais importante para oferecer aos municípios”, explicou a secretária de Saúde da Paraíba.


Secom-PB

OUÇA A RADIO KEBRAMAR FM