Publicado:
Postador Por Rembrandt Carvalho

Campina Grande deve ter racionamento de água reduzido já na próxima semana

 
Gerência regional da companhia diz que ampliação no fornecimento.

ento começa após açude sair do volume morto.

Um racionamento de água em Campina Grande deve ser reduzido a partir da próxima semana, conforme a chegada das águas da Transposição do Rio São Francisco no espelho d’água do Açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão. De acordo com a previsão da gerência regional da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), o fornecimento vai ser ampliado em quase um dia para as zonas 1 e 2. As águas da transposição chegaram à bacia hidrográfica do açude na madrugada da quarta-feira (12).

Segundo Ronaldo Meneses, gerente regional da Cagepa, o órgão foi autorizado a prorrogar o abastecimento da zona 2 e antecipar o fornecimento da zona 1. Com a mudança, o fornecimento de água na zona 1 vai passar a se iniciar no fim das tardes de domingo e a zona 2 vai passar a receber água até as manhãs de domingo. No modelo atual de racionamento, o abastecimento da zona 1 começa na segunda-feira e finaliza na quarta-feira. Já a zona 2 recebe água da quinta-feira até o sábado.

Ainda de acordo com o gerente, o racionamento só vai ser encerrado quando o açude atingir cerca de 8,2% da capacidade total, saindo assim do volume morto. Segundo os dados da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), o açude Epitácio Pessoa tem capacidade para armazenar 41.686.287 metros cúbicos de água, mas atualmente está com 12.239.445, o que corresponde a 3% do volume total.

O racionamento na região abastecida pelo açude começou em 6 de dezembro de 2014, quando o manancial estava com 24% do volume. O açude entrou no volume morto em 18 de junho de 2016 ao atingir a marca de 8,22%, o que corresponde a 33,875 milhões de metros cúbicos de água. O volume morto é considerado quando o nível do açude fique abaixo do sistema de captação convencional, por meio de gravidade.


G1 PB


PARTICPE

Salão de Beleza

Salão de Beleza

OUÇA A RADIO KEBRAMAR FM