Publicado:
Postador Por Rembrandt Carvalho

Prefeito Daniel Galdino cumpre agenda em Piancó e visita órgãos públicos e fala com auxiliares; problemas são muitos e carecem solução

O prefeito Daniel Galdino (PSD/Foto) do Município de Piancó, vem fazendo malabarismos para está em vários lugares ao mesmo tempo. Com uma herança chamada "maldita" deixada por seu antecessor, o prefeito não tem conseguido mostrar a população que o elegeu e a toda sociedade piancoense, o seu Plano de Governo. Viagens constantes à Brasília e João Pessoa, foram iniciadas quando da sua posse, para buscar soluções (Emendas, Parcerias, Projetos, etc) e conseguir administrar a cidade. Vários pontos negativos vem travando a nova gestão e o prefeito não tem conseguido dormir direito, pois sua preocupação é cumprir com o que fora prometido durante a campanha eleitoral... Dias melhores vislumbra o futuro de Piancó e dos piancoenses.

Cobrar ações do prefeito é um direito do cidadão. Para fazer essas cobranças é necessário conhecer a realidade financeira municipal.

O prefeito tem visitado órgãos públicos no município, além de cumprir agenda diária para encontros com autoridades eclesiástica, judiciária e política. Todos os dias o prefeito cumpre agenda administrativa, sempre com o apoio da sua equipe de secretários.

As informações sobre o município vêm do Censo do IBGE do ano 2010, mas dado que as mudanças sobre esses aspectos se dão a passos lentos, o retrato que eles apresentam é ainda bem próximo da realidade atual.

Entre as atribuições exclusivas do prefeito estão
A limpeza pública, a manutenção de praças e ruas e a organização do trânsito.

Outras tarefas são feitas em parceria com os governos estadual e federal, como a saúde, por exemplo. Na área de saneamento básico, as prefeituras atuam em parceria com os estados. Na educação, a obrigação do município é cuidar das creches e ensino fundamental.

Para realizar suas tarefas, a prefeitura conta principalmente com o dinheiro arrecadado pelo IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e ISS (Imposto Sobre Serviços). Mas nem sempre essa verba é o suficiente, sendo necessário um aporte do Governo Federal. O INSS tem sido um dos problemas da atual gestão, problema que foi herdado da gestão passada.

Decidir onde vai ser aplicado o dinheiro arrecadado é uma tarefa do prefeito, que precisa ser aprovada pela Câmara dos Vereadores. A população deve fiscalizar o trabalho do prefeito e, sempre que suspeitar de irregularidades, deve encaminhar denúncia ao Ministério Público ou à Câmara dos Vereadores.

Cabe ao prefeito:
Desenvolver as funções sociais da cidade e garantir o bem estar dos seus habitantes
Organizar os serviços públicos de interesse local
Proteger o patrimônio histórico-cultural do município
Garantir o transporte público e a organização do trânsito
Atender à comunidade, ouvindo suas reivindicações e anseios
Pavimentar ruas, preservar e construir espaços públicos, como praças e parques
Promover o desenvolvimento urbano e o ordenamento territorial
Buscar convênios, benefícios e auxílios para o município que representa
Apresentar projetos de lei à Câmara Municipal, além de sancionar ou vetar
Intermediar politicamente com outras esferas do poder, sempre com intuito de beneficiar a população local
Zelar pelo meio ambiente, pela limpeza da cidade e pelo saneamento básico
Implementar e manter, em boas condições de funcionamento, postos de saúde, escolas e creches municipais, além de assumir o transporte escolar das crianças
Arrecadar, administrar e aplicar os impostos municipais da melhor forma
Planejar, comandar, coordenar, controlar, entre outras atividades relacionadas ao cargo




Blog do RC/oblogdepianco.com.br

OUÇA A RADIO KEBRAMAR FM