Publicado:
Postador Por Rembrandt Carvalho

Radialista Rembrandt Carvalho visita Associação Voluntária dos Idosos de Marí(AVIM) Confira.


AVIM-Associação Voluntária dos Idosos de Mari, foi criada no dia 01 de julho de 2005(12 anos), depois que duas pessoas, tiveram a sensibilidade, de criar uma associação com a intenção de beneficiar, de amparar, idosos que não tinha onde ficar.

O professor Ercílio Delgado e o professor José Honório (In memoriam) deram o ponta pé inicial para a criação da AVIM.

A reportagem do Blog do RC conversou com o professor Ercílio Delgado, que nós contou um pouco da história e do funcionamento da instituição de idosos.

Atualmente , a AVIM tem 122 associados, mais apenas 100 participam ativamente .
A AVIM, conta com seis voluntárias, sendo que todas são gratificadas com valores entre 550 a 600 reais, somando uma despesa de pessoal de 3.110 reais.

Durante a entrevista, o professor Ercílio Delgado falou sobre a nova AVIM ,que está sendo construida em um terreno doado pela CEHAP, com uma área de 1400 metros quadrados.
De acordo com as informações, já se tem em caixa 200 mil reais, de um custo total da obra de 500 mil reais.

As novas dependências da AVIM, terá lavanderias, cozinha, sala, área de recreação e, além disso, 30 apartamentos, cada um com o seu banheiro.

Segundo o professor Ercílio, o atual prefeito de Mari, Antônio Gomes tem dado todo apoio, tanto para o  pagamento da energia, que tem um custo altíssimo, quanto no  aluguel. 

 O prefeito Antonio Gomes ainda disse que está de pronto para atender a outras necessidades da AVIM.

Outros apoios, citados pelo professor, destacamos: Corpo de Bombeiros, Maçonaria, Dra. Sergina Villar com doação de alimentos, a senhora Maria Lucia de João Pessoa, as Escolas da Cidade e etc.

 Os idosos da AVIM,  também tem o seu momento religioso, que acontece todas as 2° quintas feiras de cada mês,  com uma missa ao ar livre para os idosos da instituição.

A AVIM, também conta com um programa de rádio em defesa dos idosos, que vai ao ar todas as quintas feiras do mês, pela Radio Araçá FM.

O programa “vida não tem idade”, entra no ar as 16:00 horas, com debates e informações sobre a terceira idade.

Em nossa visita, conhecemos e conversamos com a voluntária, Isabel de Brito, ela nós disse, de como é bom ajudar as pessoas idosas.

“É gratificante trabalhar com o idoso, são pessoas diferentes, cada um com o seu comportamento. É interessante porque cada um tem um jeito, um tem Alzheimer, outro sorrir de mais, o outro é triste, temos muito amor com cada um deles .” 

O momento mais importante e interessante foi quando já  estavámos pra encerrar a matéria, encontramos, dona Cecilia,uma senhora de 88 anos,  pernambucana, radicada na paraíba há 34 anos, que passa o dia todo, fazendo bonecas de pano.

Dona Cecilia, disse que a arte de fazer bonecas de pano, aprendeu aos 8 anos de idade. 

Perguntamos sobre encomendas, ela disse que muitas pessoas fazem pedidos da bonecas.  Dona Cecilia está na AVIM há 5 anos, falou que não quer sair.



Veja fotos:













































Blog do RC/Fotos: Rafael Santino

OUÇA A RADIO KEBRAMAR FM