Publicado:
Postador Por Rembrandt Carvalho

Encontro em Mari, reúne mulheres de quatro comunidades da Zona da Mata Norte da Paraíba


O município de Mari, sediou nos dias 12 e 13, no Assentamento Tiradentes, um treinamento sobre aproveitamento de produtos da agricultura familiar, em parceria com Ministério de Desenvolvimento Agrário, O Colegiado da Zona da Mata Norte e com a Secretaria de Desenvolvimento Humano do Município, e apoio técnico da Emater.

Na estrutura do encontro, rodas de debate e grupos de trabalho para sistematizar as ações e propostas, além de definir questões centrais para as suas execuções,  troca de experiências  sobre o processo de produção dos produtos, higiene, cozimento, resfriamento e comercialização.
No treinamento de boas práticas de fabricação de produtos da agricultura familiar, o principal produto em discussão foi a mandioca, onde se pode fabricar uma série de alimentos, tais como, coxinha, empada, mini pizza, biscoito de goma, bolo , dentre outros. Alinhando-se a estes, coxinha de batata doce no forno,  biscoito de batata doce, bolo de batata doce,  bolo de jerimum, bolo de banana e bolo de laranja, uma culinária ricamente diversificada, além da fabricação de medicamentos da medicina alternativa, produzidos a partir de plantas medicinais.

 “Essa é uma oportunidade para aglutinarmos aquilo que já vem sendo feito, fortalecer o que vem dando certo e corrigir dificuldades que naturalmente ocorrem, além disso, é importante coragem e determinação para abraçar às causas, e essas mulheres aqui presentes, verdadeiras guerreiras,  avançam a cada dia na busca de formatarem uma política de desenvolvimento territorial, justa”, comentou, Severino Ramo, Secretário de Desenvolvimento Econômico do Município.
No evento, estavam presentes Mulheres dos Assentamentos, Massangana (Cruz do Espírito Santo), Rainha dos Anjos (Sape), Tiradentes (Mari), e a comunidade Pirpiri (Mari).

 A Vice Prefeita Karina Melo, também marcou presença, além de Ercilio Delgado, representando a Emater, local, em companhia de técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Município.

A coordenação do evento, ficou por conta de representantes do Colegiado do Território da Zona da Mata Norte, e técnicos da EMATER.



Veja fotos do evento:
























ASCOM



OUÇA A RADIO KEBRAMAR FM