Publicado:
Postador Por Rembrandt Carvalho

Aprenda como acessar o SAGRES/PB de sua cidade

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba – TCE-PB ,implantou em 2002  o Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade - SAGRES, aplicativo integrante do Projeto de Prestação de Contas e Processo Eletrônico. 

Além de dar celeridade ao envio de informações obrigatórias ao TCE por meio digital, o SAGRES contribui para o aperfeiçoamento do controle interno, auxilia o controle externo e o controle social, além de dar maior transparência à gestão dos recursos públicos.


Por intermédio de seus módulos, realiza coleta mensal de dados informatizados sobre: Execução Orçamentária e Financeira e Registro Contábil, Licitações e Contratos e Pessoal.



O Sistema Eletrônico de Tramitação Processual (Tramita), dos Indicadores de Desempenho do Gasto Público em Educação na Paraíba (IDGPB), ou do Sistema de Georreferenciamento de Obras (Geo-PB) têm despertado o interesse de outras Cortes de Contas do País interessadas na adoção de tais modelos. 

Tentando esclarecer ao cidadão,e ajudar a acessar o Sagres de sua cidade, o BLOG DO RC mostra com clareza sobre esse magnifico aplicativo de interesse social.

Nessa primeira parte da matéria,visualizaremos dados da cidade de Cabedelo.


A entidade escolhida é a Câmara Municipal.


Cabedelo é um município da Região Metropolitana de João Pessoa, no estado da Paraíba, no Brasil. Tem uma área de 31,42 quilômetros quadrados, com medidas singulares: 18 quilômetros de extensão por apenas três quilômetros de largura. Sua população em 2016 foi estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 66.858 habitantes.O menor município do estado, não possui zona rural. Uma distancia da capital de 18 km.

Confira nos prints a seguir,nomes de servidores com seus respectivos salários 

Vamos ver nos demostrativos os valores pagos aos 15 representantes do poder legislativo.


Além dos vereadores,temos a presidente interina da casa,Geusa Ribeiro , que recebe um poupudo salário de 10,800 reais. 


1º ETAPA: Na imagem,acessando O LINK você visualiza a página principal do TCE 









2°PASSO: Apôs clicar conforme mostra a imagem acima,agora siga o segundo passo que é clicar onde mostra a imagem abaixo: 







3º PASSO: Você deve esta visualizando a seguinte pagina como mostra a imagem abaixo. Você aqui vai escolher seu município , ano e entidade para obter informações necessárias sobre sua cidade. Prestem atenção nas setas de indicação. 

4° PASSO: No print abaixo,escolhemos o município de Cabedelo,o ano de 2018 e a entidade a Câmara municipal.  


5° PASSO: Depois de escolher o município ,ano e entidade,abrirá um página de acordo com o que mostra o print. Enumeramos de 1 a 8.

1-Receitas  A Câmara Municipal recebe mensalmente o repasse do duodécimo realizado pela Prefeitura Municipal.
2-DespesasO Orçamento da Câmara Municipal é determinado anualmente pela Lei Orçamentária do Município, que prevê os recursos disponíveis para a cidade e fixa como esses recursos serão distribuídos e gastos. Ou seja, o orçamento do Legislativo é uma parte do Orçamento do Município.
3-EmpenhosO empenho representa o primeiro estágio da despesa orçamentária. É registrado no momento da contratação do serviço, aquisição do material ou bem, obra e amortização da dívida. Segundo o art. 58 da Lei nº 4.320/1964, empenho é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição. Consiste na reserva de dotação orçamentária para um fim específico.
4-Disponibilidades = Saldo em Caixa
5-Licitações = Contrato administrativo ou contrato público é o instrumento dado à administração pública para dirigir-se e atuar perante seus administrados sempre que necessite adquirir bens ou serviços dos particulares.
6-Obras =  
7-Pessoal = Nomes e valores pagos aos servidores do serviço público
8-Credores  = Aquele que empresta dinheiro à um indivíduo ou a uma instituição se chama credor. Pessoa titular de crédito.



6º PASSO: Observem as setas abaixo e veja ao lado uma caixinha.Clique nas caixinhas que indicam as setas para obter informações. No print abaixo visualizamos a folha de servidores de 2018 da Câmara Municipal de Cabedelo. 

Janeiro  - 154
Fevereiro  - 153
Março - 153
Abril - 209 

7º PASSO: No print ,dar pra ver a quantidade de cargos na Câmara Municipal. Não esqueça de clicar nas caixinhas. 


8º PASSO: Agora,visualizamos a lista com os nomes do servidores e os seus respectivos vencimentos. Observa-se  altos salários de 5 mil reais em destaque.

9° PASSO: Agora,visualizamos a lista com os nomes do servidores e os seus respectivos vencimentos. Observa-se  altos salários de 4.500 reais em destaque. Um fato curioso é que existem servidores da mesma função,mas com salários diferentes.

10º PASSO : Visualizamos ainda mais servidores na imagem abaixo.
 11º PASSO: Mais salários de 5 mil reais 



12° Visualizamos mais servidores na imagem abaixo.





13º No print abaixo, observamos na imagem no circulo vermelho varias caixinhas.Ao clicar será visualizado os vencimentos do vereadores de Cabedelo. 








Blog do RC com informações do TCE/PB